Saiba configurar Gimbal Ronin S DJI

Se você gosta de trabalhar com o estabilizador Ronin S, mas ainda tem alguns pontos sobre o equipamento que não sabe 100%, vem dar uma olhada nesse passo-a-passo aqui.


Para começarmos a configurar nosso Ronin S, você deve antes entender alguns conceitos básicos que compões esse equipamento.

O Ronin S é chamado de estabilizador de 3 eixos, pois possui o eixo de rotação (pan axis), eixo de rolagem (roll axis) e eixo de inclinação (tilt axis). É por esses três eixos que o motor vai aplicar uma força, que resultará no que chamamos de torque, para mover sua câmera.



Torque é simplesmente uma grandeza resultante da força aplicada a um corpo preso a um eixo rotacionável. Ela tem direção por isso é uma grandeza vetorial, e será diferente para cada eixo. É assim que o sistema calcula o balanceio do equipamento, a partir de quanto torque deve ter, ou quanta força ele deve aplicar, para que esses eixos se mexam suavemente.


Agora vamos falar do balanceamento do motor. Primeiro, é muito importante que você ajuste as regulagens do Ronin S de modo que sua câmera fique estabilizada perfeitamente, como se estivesse apoiada numa superfície regular. Lembrando, são 3 eixos, logo 3 regulagens. E claro, deixa sua câmera totalmente preparada, com todos os periféricos e cabos conectados. Uma pequena coisa, como uma tampa de lente que você esqueceu enquanto ajustava o equilibro vai fazer diferença se você tirar depois de ter feito o ajuste. Tranque as travas de segurança a cada ajuste. Por fim mexa o estabilizador para se certificar que os movimentos estão acontecendo sem impedimentos.


Bem, hora de mexer no app da DJI. Vá em “Configuration”, depois “Motor Parameters” para deparamos com o “Autotune”. O autotune calcula o torque suficiente para que você trabalhe de maneira suave com seu equipamento. Você vai ter a opção de “low”, “mid” e “high” ou personalizado. Sabendo que o Ronin S tem a capacidade de suportar até 3,6kg, você deve calcular o peso do seu conjunto para saber o quanto de força o sistema vai precisar aplicar. Quanto mais pesado, logicamente, mais força. Aperte “ok”, o equipamento vai começar a tremer um pouco e fazer barulho, o que é normal.


Retorne a página anterior e selecione “smoothtrack”. Esta é uma configuração desenvolvida pela DJI para garantir que o manuseio do Ronin S seja bem fluido. Você vai ver que tem três opções, uma para cada eixo: pan, tilt e roll. Em cada uma dessas você vai ver as mesmas subopções. Deixe a marcador “smoothtrack” ligado em todos, para garantir um ajuste fino. A opção “pushpan” permite que possamos posicionar com as mãos aquele eixo, mantendo-o no lugar, sem que ele volte a origem, o que também é recomendável.


Vamos então entender o que significa as outras opões:

-Speed: é a velocidade direta que o gimbal assume relativo ao seu movimento. Quanto maior o número, mais rápido são os movimentos que o equipamento vai fazer de acordo com seu manuseio.

-Deadband: É uma espécie de amortecedor, é quantos graus você precisa girar o Ronin para que o motor seja ativado e comece a se movimentar também. Isso serve para evitar giros bruscos, secos.

-Sensitivity: É a capacidade do equipamento de perceber seu movimento. Quanto maior o número, menos movimento você precisa fazer para que o sistema mova o equipamento. Isso vai de acordo com como você manuseio o equipamento. Se você tem uma pegada mais bruta, fazendo movimento grandes, mas quer que o equipamento não se mexa tanto, então você coloca uma “sensitivity” menor, se você quiser fazer movimentos bem precisos, pequenos, e quer uma resposta rápida, então aumente o número de controle.


Lembrando mais uma vez, todas essas regulagens são para cada eixo. Você querer diferentes respostas do equipamento em cada um desses eixos.

É isso pessoal, espero que tenhamos te ajudado. O Ronin S é realmente um equipamento incrível, que pode ser usado para diversas formas de filmagem. É um equipamento fácil de usar, só precisa estar muito bem programado. Com o tempo você vai conseguir refinar melhor cada ajuste para se adequar perfeitamente ao seu estilo de filmagem. Aquele abraço!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo