top of page

Entenda melhor o Auto-foco das câmeras Sony

As câmeras Sony são mundialmente famosas por seus sistemas de auto-foco. Nesta postagem iremos aprofundar um pouco mais desse recuso, explicando como funciona e em quais situações usá-lo de maneira eficiente.




Auto-foco é o recurso que capacita a câmera fazer o foco de maneira automática, sem precisamos ajustar o anel de foco da lente. Podemos dizer que todas as câmeras digitais possuem este recurso, sendo que existem diversos modos, com diferentes funcionalidades, dependendo do modelo da câmera. Qual e como usar, dependerá sempre do seus objetivos e de seu objeto/modelo. No modos de disparo automático como Intelligent Auto ou Scene Selection o auto-foco permanece fixo e não pode ser mudado.


Aqui vamos citar os 3 tipos de auto-foco da linha Alpha. Os dois principais sendo o AF-S e AF-C, que podem ter resultados distintos quando o botão disparador é pressionado até metade.


AF-S (Auto-foco Singular):

Auto-foco é ativado quando o disparador é pressionado até a metade. Assim que a câmera reconhecer o modelo, o foco é travado e pode-se proceder com o disparo. Bom para objetos estáticos e paisagens.


AF-C (Auto-foco Contínuo):

O foco continua sendo ajustando durante o pressionar do botão disparador. Assim é mais possível de captar o foco de objetos em movimento.


AF-A(Auto-foco Automático):

Somente disponível para câmeras de bocal-A. O auto-foco é ativado quando o disparador é pressionado até a metade, reconhecendo se o objeto está estático ou em movimento. Dessa forma não há necessidade de mudar de modo manualmente, o que facilita na hora de fotografar diversos assuntos diferentes.



Também precisamos falar o foco manual um pouco, afinal ele tem de fato o seu valor. Em certas situações a câmera não conseguirá reconhecer o assunto em que se quer focar, principalmente em fotos muito perto, como nas macros, por exemplo. São nessas horas que o foco manual pode ser a alternativa acertada.


Outro recurso muito interessante para os auto-foco das câmeras sony são o Eye-AF, ou auto-foco no olho, que já joga seu foco no olhar do seu modelo.


Além disso tudo, os auto-focos Sony são bastante customizáveis e possuem maneiras de obter o auto-foco distintas.


Cada modelo de câmera Sony divide o sensor em diversos retângulos iguais que são os chamados pontos focais. Em alguns modelos esses pontos chegam a cobrir até 93% do sensor, em outros a porcentagem é menor. E é só dentro desses pontos focais que a câmera é capaz de obter foco automáticamente.


Pontos de Auto-foco Sony: Wide Area

Todos os pontos permanecem ativos e a câmera escolhe qual deles é o adequado para o seu modelo/ assunto.


Pontos de Auto-foco Sony: Zone Area

Mesmo conceito do anterior, porém a área de pontos focais ativos é menor. O que ajuda na precisão, pois é menor a chance da sua câmera de confundir seu assunto com o resto da paisagem.

Essa zona por padrão fica localizada no centro o quadro, mas pode ser movida para qualquer canto.


Pontos de Auto-foco Sony: Centre Area

Uma área pequena e fixa no centro do quadro. Bom para quem está fazendo disparos em posições diferentes, mas quer manter o foco no mesmo lugar.

Dica: Para manter o foco travado, mantenha o disparador semi-pressionado, ou customize um botão na sua câmera como auto-foco ou auto-foco Hold. Caso, não, sua câmera vai desfazer o foco e só o fará de novo quando você reapertá-la.


Pontos de Auto-foco Sony: Flexible Spot Area

A single area with three sizes available. It can be moved anywhere across the screen.

Uma área com três tamanhos diferentes, que pode ser movido para qualquer lugar do quadro.


Esse modo é muito útil na fotografia macro, ou em velocidades muito rápidas que você precisa variar de forma precisa o seu ponto focal.


Pontos de Auto-foco Sony: Expand Flexible Spot Area

Mesma que a anterior, porém com pontos focais extras em volta da área para aumentar a precisão e a velocidade que a câmera obtém o auto-foco.


É útil para objetos parados, pois a câmera tentará ser muito precisa, e caso não consiga, haverá mais pontos para ela usar em sequência.


Pontos de Auto-foco Sony: Lock-on AF / Tracking

Esse modo só está disponível no AF-C. Quando sua câmera detecta um objeto, ela começa a rastreá-lo, não importa sua posição no quadro. Ela também ajusta o tamanho da área focal de acordo.


Você pode começar a rastrear seu modelo com qualquer área focal descrita nesta lista, apenas deixe o recurso de Lock-on AF ativado. Porém recomendamos que você comece com a Expand Flexible Spot.


Agora, também podemos mencionar o fato que de modo padrão, para ativar o auto-foco devemos pressionar o disparador até a metade. Mas há maneiras de fazermos diferente o que pode ser muito útil.


Podemos customizar um botão em nossa câmera para ser o ativador do auto-foco, assim como outro para ser o Lock-on AF como falamos anteriormente. Mas voltando ao botão de auto-foco, dessa forma pode ser mais fácil de conseguir o auto-foco, pois deixamos o botão disparador mais livre.


Se você quer explorar o auto-foco de uma câmera Sony, mande-nos uma mensagem e reserve seu modelo. Temos diversas câmeras que podem ser a solução perfeita para o seu projeto.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page