Filtro Pro-mist - Entenda este e outros filtros difusores

Neste artigo vamos explicar como funciona o filtro Pro-mist e a família de filtros a qual ele pertence.


Filtros difusores


O Pro-mist pertence a uma categoria de filtros chamada de filtros difusores, ou “difussion filters” em inglês, cujo objetivo é dispersar levemente a luz, o que pode causar diversos tipos de efeitos.


Basicamente os filtros funcionam da seguinte forma, existe uma padronagem no filtro que pode lembrar uma micro malha, micro ranhuras ou micro diamantes que distorcem o caminho da luz. Logo, quanto maior a gradação desses filtros, maior vai ser essa padronagem, consequentemente, maior o efeito daquele filtro específico. Quando a luz bate nessa padronagem ela ou é refletida ou absorvida, já quando ela colide nas bordas desse padrão, seu caminho é curvado, aumentando a trajetória até o sensor da câmera. Quando ela não encosta no padrão, seu caminho não é alterado, deixando a imagem como é. E é essa sobreposição de áreas de luz distorcidas que borram, com áreas inalteradas que causa esse efeito difusor; entenda a seguir.



O que acontece quando a luz é refletida, absorvida ou curvada? Alguns efeitos muito interessantes, sendo o primeiro deles o efeito auréola, o famoso “halo” que se forma nos focos e fontes de luz. Ao mesmo tempo que pelo fato de alguns raios de luz terem sido barrados, pequenos detalhes e leves imperfeições, que seriam muito evidentes devido as lentes extremamente nítidas de hoje, acabam por se perder. Isso é extremamente útil quando se trata de rostos, pois gera um certo rejuvenescimento em tais sujeito. Vale notar que essa difusão da luz acabar por diminuir um pouco o contraste já que a luz sai um pouco da sua zona de foco e entra em outras partes da imagem. Isso cria uma atmosfera enevoada, mística, tipo sonho, ou antiquado, o também famosos “vintage”, e é por isso que esses filtros estão tão em voga hoje em dia. Apesar disso, grande parte, ou quase a totalidade da imagem mantêm sua nitidez, o que torna esses filtros muito versáteis.


Filtros difusores famosos:


Filtro Pro-mist: A maior referência dessa família. Seu efeito auréola é o mais forte. Fontes de luz muito mais difusadas.

Filtro Black Pro Mist: Menor difusão de luz comparado ao pro mist mas ainda grande, áreas de sombra tendem a ficar mais intactas. Boa qualidade de tons de pele. É o filtro difusor mais difundido justamente por essas caraterísticas mencionadas.

Filtro Warm Balck Pro Mist: Parecido com BPM, porém com maior controle do tom azul, esquentando-o, e imagem com menos contrastes.

Filtro Pearlscent: Alta difusão de luz com efeito auréola, maior redução de contraste do que o pro-mist e sutil redução de resolução. Um excelente equilíbrio para efeito vintage.

Filtro Glimmerglass: Difusão menor e bom efeito halo.


Vejam a imagem a seguir

Aqui você pode visualizar melhor as características de cada filtro e escolher o mais adequado ao seus propósitos. Gostaríamos de fazer uma observação mais contundente ao comparar o pearlscent e o glimmerglass, pois o primeiro tem um efeito como dito, vintage muito mais acentuado devido as suas características e ainda uma redução de resolução menor do que o glimmerglass.


Já o filtro Pro-mist, que é o nome deste artigo, é o principal em termos auréola, logo é o que vai ser o mais estilizado nesse sentido, você poderá criar cenas extremamente interessantes se queres um aspecto de supra-real.


Quer algum desses? A Orbe Cam tem Pro-mist, Black Pro Mist, Pearlescent! Se interessa-te, mande-nos uma mensagem, email ou zap!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo