top of page

Follow Focus Nucleus M - Análise

Um dos equipamentos mais amados no set do momento é o follow focus Nucelus M da Tilta. Mas você já está por dentro dos detalhes?

Vem com a gente que a Orbe Cam te explica!

O follow focus Nucleus M da Tilta é um sistema de foco automático, sem-fio, altamente programável, e que se mostra como um equipamento de extrema qualidade. Todo seu corpo é feito de liga metálica, acabamento fosco e ótima usabilidade. Os anéis dentados, junto com os discos de marcação são feitos de um plástido maleável resistente.


Vamos então analisar seus principais componentes que são os dois motores, um pensado para o foco e outro para o zoom, e o controle.

O controle é composto do disco central para girar um dos motores, um pequeno disco lateral vermelho para girar outro motor, a tela de lcd frontal com botões na frente e também na lateral. Os botões da frente são básicos para navegar pelo menu, e configurar todo o sistema. Já os botões laterais são atalhos para as funcionalidades mais usadas.


Se repararmos no canto inferior há uma pequena entrada que serve para encaixar um cordão da tilta que vem junto ao kit, e assim você não corre o risco de deixar o controle cair.

Os motores são duas unidades que você terá facilidade de mexer. A presilha pode ser ajustada ao londo do trilho de modo que você consegue posicioná-lo exatamente onde precisa. Você também consegue por a presilha embaixo, pois também possui o trilho de encaixe. Junto a antena, podemos ver duas entradas 7-pinos que servem para conectar os cabos, tanto motor-câmeram, quanto motor-motor.


Na imagem acima vemos os dois motores presos à longaria pelas suas respectivas presilhas que se encontrão na parte inferior, assim como vemos os cabos que conectam tanto à uma entrada d-tap, quando os conectam entre si. Assim, ambos estão energeticamente alimentados.



Na tela dos motores podemos visualizar as principais informações que precisamos saber sobre eles. O "H" significa high, alto em inglês, que quer dizer que o sinal sem-fio está forte. Isto para o caso de se usar o controle longe. O lugar do "H" poderia ser "M" de medium, médio" e "L" de low, baixo. Cada um correspondendo a força do sinal. O número é simplesmente o canal em qual os motores estão operando, que vem ser o mesmo do controle, para todos os aparelhos operarem na mesma frequência. Também vemos o "NO:", que é simplesmente o número atribuído àquele motor, assim você vai saber qual dos discos está controlando qual motor. Aconselhamos também a colar uma fita indicando o numero daquele motor em suas costas, para ficar claro para qualquer um que for mexer nesses equipamentos.


Em breve vamos fazer um artigo explicando melhor as configurações. Agora se já estava procurando por esse equipamento, ou se gostou do que acabou de ler e quer experimentar, nós da Orbe Cam temos o follow focus nucleus m novinho disponível para você!


Mande-nos um email para fazer sua cotação!







15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page