Lentes Fixas - Ideias Gerais

Nesta postagem vamos falar brevemente sobre as lentes fixas e seus conceitos básicos



Lentes fixas - Conceitos básicos


Lente fixa ou lente de distância focal fixa ou lentes prime, são lentes que possuem a capacidade de magnificação do campo fixo, ou seja, o quanto de amplitude de campo elas captam. Isso é o contrário das lentes zoom, que tem a capacidade de ampliar a imagem.


Essa relação é inversamente proporcional ao número que vemos nos modelos, ou seja, quanto menor a milimetragem, maior o campo da lente, por exemplo, uma 19mm vai ter um quadro muito mais aberto que uma 135mm. A distância focal é o conceito chave para entendermos a fotografia, mas aprofundaremos esse tópico em outro momento.


Agora algumas vantagens das lentes fixas:


-Qualidade óptica superior:

Para ter a função de zoom, as lentes tem mais lentes dentro do corpo, o que necessariamente vai causando leves distorções e aberrações cromáticas, enquanto as fixas, por terem um sistema menor e mais simples, acabam por ter menos distorções, logo uma imagem mais detalhada.


-Menores e leves

Outra vantagem de terem menos componentes internos é seu tamanho reduzido, o que as torna mais leves.


-Mais rápidas

Se fala em lentes rápidas sobre aquelas lentes com abertura grande, como f1.4, f1.8, f2, por exemplo, que permitem uma grande entrada de luz, possibilitando um uso de velocidade maior do shutter. Isso é vantajoso em vários casos, como em luzes baixas, para fotojornalismo e imagens esportivas. Também ajuda controlar a profundidade de campo, sendo possível desfocá-lo muito mais facilmente do que em lentes zoom, e consequentemente aumentando o efeito bokeh.


Nós da Orbe Cam nós temos um kit de lentes fixas que abrangem um grande alcance focal. Temos as Leicas R 19mm f2.8, 21mm f4, 28mm f2.8, 35mm f2, 50mm f2, 60 f2.8, 90mm f2 e 135mm f2.8. Com esse conjunto você será capaz de atender todas, ou quase todas, aspirações criativas. Se quer testá-las, basta mandar uma mensagem para nós que lhe enviaremos um orçamento.


Aquele abraço!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo