Como aproveitar melhor o microfone lapela

Nessa postagem, abordaremos o microfone Lapela, um pequeno aparelho que acaba por ser um gigante em set. Falaremos sobre sua função, seus dois modelos e algumas dicas para aproveitar melhor esse equipamento.


O microfone lapela, ou apenas lapela, é um microfone bem pequeno na ponta de um cabo fino e maleável. Seu objetivo é ficar discreto ou até escondido, pendurado em algum lugar da roupa, de modo a liberar as mãos do sujeito. Isso é ótimo em situações como entrevistas, palestras, talkshows, apresentações e afins. Ele também facilita o uso se comparado ao boom que precisa de um operador específico.

Uma coisa bem importante de estar atento quando for escolher seu microfone lapela é saber qual modelo ele é. Existem dois modelos, que são:


Lapela Cardioide: Essas lapelas são unidirecionais, o que faz com que precisem estar apontadas para e perto da boca do sujeito. Porém, tem a vantagem de não captarem barulhos do fundo.


Lapela Omnidirecional: São capazes de captar o sons de posições distintas, o que pode ser útil se quiser pregar a lapela em lugares inusitados como o chapéu, óculos, etc. Porém, corre mais chance de captar sons externos indesejados.


Algumas dicas para aproveitar melhor seu microfone lapela:

  • Para que a lapela não fique dependurada meio caída, passe o fio pelo ombro e costas do sujeito de modo que o fio puxe o mic para cima.

  • Se não tiver um lugar firme para pregar a lapela, vá com o clipe dentado que possbilita agarrar em qualquer parte do tecido.

  • Como uma segurança extra, dê uma volta no fio e o prenda no clipe, assim o mic não cai se por algum motivo ele se desprender.

  • Se o sujeito estiver sem camisa, pode-se prender o clipe com fita em alguma parte do corpo que não será exposta.

  • Posicionar o microfone lapela na região do externo dará um bom balanço entre proximidade e naturalidade do som.

  • Para reduzir as consequências sonoras da fala, causadas por consoantes mais duras, não só posicione o mic na região do externo, porém virado para baixo. Assim, o pequeno vento criado na fala não é captado.

  • Faça testes para perceber o quanto sua lapela está captando barulhos pelo esfregar da roupa, da pele etc. Isso pode arruinar sua captação de áudio, então não se esqueça de deixar bem claro para o sujeito, quais movimentos ele não poderá fazer de modo a preservar a lapela.

O microfone lapela é um equipamento simples, e seu uso é sem mistério. Basta estar atento a esses poucos detalhes para você fazer um ótimo proveito. E claro, a lapela em si não grava, apenas capta som. Para tal você vai precisar conectar a sua lapela à um celular ou, o mais indicado, a um gravador. Em breve faremos um artigo para falar melhor desse outro aparelho extremamente importante.


Se você está procurando uma boa lapela para o seu projeto, nós da Orbe Cam podemos te ajudar com o nosso kit Lapela Boya Pro k2, que inclui 2 microfones para captação e um receptor para plugar no gravador. Assim você consegue lidar com uma entrevista, aula, etc com apenas 1 kit.


Aqui está o link da nossa sessão de áudio. https://www.orbecam.com.br/audio


O que precisar a Orbe Cam terá um prazer em te ajudar.

Obrigado!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo